sábado, 24 de maio de 2008

RESOLVA O PROBLEMA ANTES QUE ELE SE TORNE UM PROBLEMA

Ele não tem posição definida na empresa. Ele não tem chefe. Ele não tem computador. Ele não tem endereço de e-mail. Ele não é remunerado. Na maioria das empresas, ele trabalha todos os dias. Em algumas empresas, ele é o cara que mais trabalha.
Ele se chama Tempo. É o principal recurso humano da complacência, do marasmo, da apatia, do passado e até da concorrência. É o mais antigo de todos os recursos.
Quando as coisas ainda estão ruins, chama-se o Tempo. Quando não queremos enfrentar alguma verdade, chama-se o Tempo. Quando não queremos confrontos, chama-se o Tempo. Quando estamos indecisos, chama-se o Tempo. Deixemos, ele, o Tempo, se encarregar de fazer as mudanças que nós não queremos fazer. Deixemos, ele, o Tempo, trabalhar por nós.
No existe isso. Não existe essa coisa de deixar para o Tempo resolver por nós.
Mesmo quando a Terra dá a sua volta diária ao redor do Sol, é o planeta que faz um esforço tremendo para se mover, e não o Tempo. O movimento ao redor do Sol é feito pela Terra, e não pelo Sol ou o Universo.
Quando plantamos uma semente no solo, e deixamos ali para o Tempo fazê-la crescer, não é o Tempo que se encarrega do futuro da planta, e sim os elementos do solo, que ao receberem a semente por ali começam a se movimentar em direção a ela para ajudá-la a crescer.
Quando você deixa algo para o tempo resolver, você na verdade está deixando algo para alguém, ou alguma coisa, resolver para você. O Tempo não existe, nós fazemos o tempo.
Quando você deixa de ligar para um cliente para se relacionar com ele – o Tempo não faz nada além de marcar o Tempo para – alguém fará esse relacionamento para você. Quando você deixa um problema de lado, para que o Tempo se encarregue dele, alguém o faz para você.
Nós no podemos domar o Tempo. Esse não é o ponto. O ponto é você fazer o melhor Tempo. Bater o seu próprio recorde de fazer as coisas. Trocar a unidade de medida; segundos pela unidade de medida idéias. Minutos por ações, horas por momentos.
A pior coisa na vida é deixar o Tempo cuidar dela. Deixar o Tempo determinar o melhor momento de fazer alguma coisa. No acreditar que o minuto que você vive nesse momento é o mais critico de todos os minutos.
Como ser indispensável? Resolva o problema antes que ele se torne um problema. Não conte com o Tempo para isso.

‘Rocha & Coelho’

Nenhum comentário: