sexta-feira, 1 de junho de 2007

PROTEJA O SEU DINHEIRO DE VOCÊ MESMO

Recentemente, vi um livro cujo título me chamou muito à atenção:
"Proteja o seu dinheiro de você mesmo".
Os autores, Gary Belsky e Thomas Gilovich, jornalistas e psicólogos, respectivamente, fazem uma análise do processo de tomada de decisões financeiras dos investidores, baseada principalmente na economia comportamental.
O título me pareceu bastante oportuno e me ocorreu uma idéia: comentar o tema, dando outro enfoque ao factor protecção, ao qual o livro se refere.
Para que você entenda onde eu quero chegar, vamos fazer uma comparação entre o comportamnento de algumas classes de pessoas em relação ao dinheiro:

1 - A classe das pessoas ricas

- Observe que, normalmente, essas pessoas procuram proteger o seu dinheiro contra terceiros (ladrões e golpistas), guardando-o nos bancos e o seu patrimônio, através de apólices de seguros;

- Preocupam-se, também, em protegê-lo de algumas variáveis econômicas e financeiras, como inflação, risco, flutuações do mercado e outras, inerentes ao mundo dos investimentos;

- Finalmente, preocupam-se em faze-lo crescer.

2 - A classe média e a classe de baixa renda

Parece estranho, mas a maioria dessas pessoas vive preocupada em proteger o seu dinheiro de si mesmo.
Geralmente, fazem uso de artificios e subterfúgios, para manter o controle das suas finanças.
Acredito que você já tenha escutado conselhos do tipo:

- Rasgue o seu talão de cheque especial, para evitar gastos;

- Destrua o seu cartão de crédito, para fugir das tentações de consumo;

- No dia em que receber o seu salário, tome um remédio para dormir e fique em casa, para não gastar desnecessáriamente, etc...

Conselhos criativos não faltam, mas sabemos que eles são apenas paliativos.
Viver eternamente policiando-se não leva a lugar nenhum. Basta um pequeno deslize e a pessoa compromete a sua saúde financeira.
Portanto, a melhor forma de proteger o seu dinheiro de você mesmo, é através da educação financeira. Só ela consegue, mudar, a forma de uma pessoa lidar com o dinheiro.

- "Wagner Bezerra" -

Nenhum comentário: