terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

DIGA-ME COM QUEM ANDAS

Governador do Ceará, Virgilio Távora, em 1953, viajava em um teco-teco na compañía do coronel Mário Leal, quando houve uma pane. O pavor foi se agravando e, aflito, M´rio Leal desabafou:
- Coronelzinho, são quatro horas da tarde e, pelos vistos nós ainda vamos ter tempo de jantar com os cão dos inferno!
Virgilio Távora no gostou do que ouviu, mas também não se importou. Estava prestando uma atenção danada nos movimentos do piloto, que finalmente conseguiu fazer o motor funcionar outra vez.
Quando desembarcaram em Iguatu, no sertão cearense, Távora cobrou:
- Por que o sr. Disse que nós íamos jantar com o cão dos inferno (sic)?
Mário Leal olhou para o ceu, coçou o cangote e disse, com todo o respeito:
- Excelência, senhor governador, eu sei com quem eu ando...

Um comentário:

Antonio Alves de Morais disse...

Testando a capacidade do vaqueiro.

Tive a honra de conhecer o Cel Mario Leal. Homem integro,digno que fez da honradez e decencia os objetivos de vida. Na decada de 50 o Cel Mario Leal, Deputado Estadual veio visitar a fazenda de sua propriedade, em Carius, e trouxe um colega de Assembleia. Cedinho selaram dois animais e sairam fazendo uma inspeção de rotina. Nas mangas onde os rebanhos pastavam encontraram um animal morto, já em estado bem avançado, seco. O Cel Mario Leal apanhou a mão do animal e levou pendurada. Por uma cancela deram entrada nas mangas das plantações, das lavouras com o mesmo objetivo da anterior, inspecionar. Quando alcançaram uma curva do rio, onde havia um banco de areia o Cel Mario desmontou do cavalo e colocou a pata que trazia em contacto com a areia deixando alguns rastros. Depois jogou fora. Quando regressou para casa, o vaqueiro apresentou um pedido de desculpas por não ter chegado a tempo de acompanha-lo no campo, o que foi aceito. Porem o Cel Mario o informou que havia um animal nas mangas das plantações pois havia sinais de rastros em determinado local. O Vaqueiro foi verificar e ao retornar disse: Na verdade há rastas no local que o Senhor falou e eu estou muito invocado por que são de um cavalo que morreu na outra manga há mais de tres meses. A diciplina é a base da responsabelidade. Essa historia me foi passado por um Varzea-Alegrense amigo do Cel Mario Leal.