terça-feira, 29 de maio de 2007

INTRODUÇÃO PARA O LEITOR

É a tristeza e a alegria um vazio que se forma na alma, em consequência de uma difícil aceitação da realidade, devido, em geral, a qualquer perda, ou a uma vitoria, seja de um ente querido ou de um objecto, de uma amizade ou de uma esperança, da saúde ou de um sonho, de uma separação de um amor ou de um lugar, de um ideal ou de um modo de vida, de um trabalho ou de uma situação.
O pensamento mundial tem sempre abordado estes temas, desde as mais antigas civilizações, como a chineza e a indiana, às mais modernas, pela voz dos seus filósofos, escritores, politicos e poetas.
Tentámos encontrar frases e citações, poemas e trechos de proza adequados, de forma a construir um quadro geral rico e multiface. Em muitas páginas, certamente, o leitor encontrar-se-á.
E como o choro e a melancolia, a mágoa e a lágrima são, pode-se dizer, os corolários da tristeza, não os deixamos de lado, juntamente com todos os outros que transmitem a alegria e o pensamento mais profundo de nós mesmos.
Debruçámo-nos bastante sobre a nossa literatura e mais ainda na poesia, em que o tema é abundante, ou não fôssemos indubitavelmente um povo (português) triste e sofredor.
Como não podia deixar de ser, em muitas citações a tristeza e a alegria são mencionadas em conjunto.
O perigo e o desconhecido desplotam o medo, que começa quando saímos do útero, reacção natural do recém nascido ao mundo externo.
Todos estes estados emocionais nos visitam no decorrer da nossa vida e assim acontece desde o homem das cavernas até ao que pisou pela primeira vez o solo da lua.
Todas estas frases servirão para o leitor aquilatar a amplitude e a profundidade de uma emoção que está longe de ser pontual ou episódica nas nossas vidas.
Muito grato fico a "Ana Belo" por muitas das suas palavras que compôem esta introdução a:
- "Meditações e Outras Ilusões" -
Um espaço que vai servir para dar liberadade aos pensamentos que são de outros mas que no fundo são de todos nós.
"João Massapina - Paraiba - Brasil - 2007"

Nenhum comentário: